Pode parecer uma coisa simples para pessoas que já conhecem, mas pra quem está começando a fazer reparos em casa ou quem nunca, na vida, pegou em um prego ou parafuso é uma dúvida difícil de solucionar e que pode causar muita dor de cabeça na hora da compra e no caso utilizar de forma errada.

O parafuso é uma peça metálica em formato cônico ou cilíndrico, nada mais é que uma peça de ligação, ele é usado em para fixação de peças, não de forma permanente e sim para que sejam facilmente desmontadas quando necessário, geralmente são utilizados com uma furadeira ou parafusadeira, não se esqueça da porca que está na maioria das vezes ligada ao parafuso, é uma peça geralmente feita de metal que proporciona o encaixe. Pode ser usado em madeiras, ferro, aço, latão, concreto, etc.

Existe vários tipos de parafusos:

Parafuso sem porca, com porca
Parafuso para pequenas montagens
Parafuso de pressão
Parafuso de chamada
Parafuso Allen
Parafuso prisioneiro
Parafuso sextavado
Parafuso auto – brocante

Já o prego geralmente é feito de metal com pontas afiadas e a parte de cima achatada, é preferencialmente utilizado para madeiras. Em alguns casos se for utilizado em concreto você consegue puxar o puxar do furo com a mão de tão liso que é, então escolha com cuidado, use apenas o recomendado para cada material e assim evitar acidentes!

Existe vários tipos de pregos:

Pregos comuns
Pregos pequenos
Pregos para acabamento
Pregos para telhado
Pregos para alvenaria
Fixadores ondulados

Entendeu a função de cada um? Então não esqueça da próxima vez que for comprar ou fazer um reparo em casa, para madeiras o recomendado são os pregos e para uma parede de concreto são os parafusos!

Fonte: Web Ferramentas